Exportação de cachaça cresce 30% em 2021

Foram vendidos 7,22 milhões de litros da bebida

Por Da Redação
Ás

Exportação de cachaça cresce 30% em 2021

Foto: Divulgação/ Confraria Paulista da Cachaça

As exportações de cachaça cresceram 38,39 % em valor e 29,52% em volume em 2021, segundo dados do Comex Stat, compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC, entidade representativa do setor, divulgados na última sexta-feira (7). 

Os números apresentam crescimento no setor quando comparados com os resultados de 2020, quando a pandemia afetou significativamente as exportações. Em 2020, a exportação em litros caiu 23,9% em relação a 2019, totalizando 5,57 milhões de litros exportados da bebida. Já em 2021, foram vendidos 7,22 milhões de litros de cachaça, apontando crescimento de 29,52%.

O mesmo crescimento ocorreu com o faturamento, felizmente. Em 2021 o setor faturou com as vendas externas mais de U$ 13,17 milhões ante U$ 9,5 milhões em 2020. Um crescimento de 38,39 %.

A cachaça brasileira é vendida, atualmente, para 67 países. Entre eles estão Estados Unidos, Alemanha e Paraguai, nações que mais importaram a bebida em 2021, em termos de valor. Somente os EUA importaram U$ 3,48 milhões, demonstrando um crescimento de 56% em relação a 2020. A importação alemã teve um aumento de 41,37%, passando para U$ 1,88 milhão em 2021. O Paraguai importou U$ 1,32 milhão em valor no último ano.

Principais estados exportadores 

Entre os principais estados brasileiros exportadores, em termos de valor, São Paulo e Pernambuco lideram o ranking de 2021, com o total de U$6,09 milhões e U$ 1,84 milhão exportados, respectivamente. Na 3ª, 4ª e 5ª posição estão: Rio de Janeiro (U$ 1,30 milhões), Paraná (U$ 1,23 milhões) e Rio Grande do Sul (U$ 883 mil).

Já em volume, o ranking é novamente liderado por São Paulo (3,15 milhões de litros), seguido por Pernambuco (1,95 milhão de litros),  Paraná (1,15 milhão de litros), Rio de Janeiro (378 mil litros) e Minas Gerais (248 mil litros). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.