Exportações do agronegócio sobem 20,9% no 1º semestre

A soja é o principal produto de exportação do setor, com alta de 25,3% em valor de janeiro a junho

Por Da Redação
Ás

Exportações do agronegócio sobem 20,9% no 1º semestre

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), informou na última sexta-feira (23), que as exportações do agronegócio registraram alta de 20,9% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, passando de US$ 50,9 bilhões para US$ 61,5 bilhões.   

A soja é o principal produto de exportação do setor, com alta de 25,3% em valor de janeiro a junho, mesmo com a queda de 2,2% em quantidade. 

A China se mantém na posição de principal destino das exportações do agronegócio brasileiro, com 39% das exportações no período, seguida da União Europeia (14,5%) e Estados Unidos (6,4%). Eles respondem por quase 60% do total exportado pelo Brasil.

“Os exportadores brasileiros começaram a sentir, em junho, a recuperação parcial dos preços médios das exportações da maior parte dos produtos do agronegócio, com destaque para a carne bovina, a soja e o milho”, disse a pesquisadora associada do Ipea e uma das autoras do estudo, Ana Cecília Kreter.

Segundo o Ipea, mesmo com o preço médio recebido em junho, entre as commodities analisadas, ainda está abaixo das máximas históricas registradas no início da década passada. De acordo com o instituto, os preços médios das commodities agrícolas tiveram queda nos dois últimos anos. Entretanto, houve uma boa recuperação nos preços no mercado internacional a partir do segundo semestre de 2020. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário