Exposição no Museu da República celebra democracia após um mês dos atos criminosos em Brasília
Espaço foi criado para provocar reflexão sobre a política nacional

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil
Inaugurada no dia primeiro de janeiro de 2023, a exposição Brasil futuro: as formas da democracia, no Museu Nacional da República (MuN), em Brasília, é um espaço para reflexão sobre a política nacional e celebra nesta quarta-feira (8), a democracia, após um mês dos atentados criminosos conta às sedes dos Três Poderes da República, em 8 de janeiro.
A mostra foi criada para marcar a retomada do setor cultural no Brasil, com a recriação do Ministério da Cultura e traz aspectos de novos direitos sociais e da pluralidade do país.
Em entrevista à Agência Brasil, a diretora do Museu Nacional da República, Sara Seilert, conta que a importância da exposição ganhou novos contornos após os atos golpistas, atraindo um público maior e com mais repercussão:
“Estamos atentos e, ainda, em resistência. Porque não é como se a democracia estivesse garantida nesse país. A gente tem que estar o tempo todo em trabalho de luta por essa conquista”.
Visita gratuita
Até 26 de fevereiro, quem for ao museu, no centro da capital, pode conferir as mais de 200 obras de 104 artistas, que buscam celebrar a democracia, transformando o museu em espaço de diálogo. O público é convidado a refletir sobre a riqueza de gênero, étnica, regional e de linguagens presentes na cultura do Brasil. A visitação é gratuita.