Vigiagro impede a entrada de 905,6 toneladas de alimentos contaminados no Brasil

Os produtos eram provenientes da Argentina e do Paraguai

[Vigiagro impede a entrada de  905,6 toneladas de alimentos contaminados no Brasil ]

FOTO: Agência Brasil

A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), na unidade de Foz do Iguaçu (PR), impediu a entrada de 905,6 toneladas de alimentos de origem animal impróprios para consumo humano, nos primeiros seis meses deste ano. 

A devolução ocorreu por problemas que vão de irregularidades documentais e de rotulagem à contaminação por parasitas e microrganismos. Os produtos são provenientes da Argentina (765,51 toneladas) e do Paraguai (140,08 toneladas).

Desses produtos 676,64 toneladas (74,7%) foram de pescado congelado. A maioria (600,74 toneladas) é de filé de merluza, o que representa 88,78% e cujo principal problema detectado foi a presença de parasitas atingindo cerca de 557 toneladas. Foram detectados, ainda, irregularidades em 186,95 toneladas de carne bovina e em 42 toneladas de queijo.

De acordo com chefe do Vigiagro em Foz do Iguaçu, Adinan Galina, “além da presença de parasitas em pescados, foram encontradas as seguintes não conformidades: presença de Salmonella em filé de merluza, carne bovina, fígado bovino e filé de cação; presença da bactéria Escherichia coli em carne bovina e Coliformes Termotolerantes em queijo. São produtos que, além de apresentarem problemas relacionados à higiene, também poderiam causar graves danos à saúde do consumidor se passassem pela fronteira”.

A Vigiagro, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é responsável pela defesa da pecuária e da agricultura brasileira. Os auditores fiscais federais agropecuários (affas) que trabalham no órgão em campo, atuam inspecionando caminhões, automóveis, aviões, trens e embarcações em todo o país. O objetivo é conter produtos de origem animal e vegetal que possam estar em condições inadequadas de consumo ou contaminados por parasitas ou microrganismos prejudiciais à agropecuária nacional ou à saúde humana.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!