Fachada do Big Ben será renovada para anunciar Ano Novo em Londres
Maior restauração desde sua construção, em 1859, custou mais de R$ 600 milhões

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Big Ben, símbolo de Londres e da democracia parlamentar do Reino Unido em todo o mundo, passa por reformas para anunciar a chegada do Ano Novo a milhares de pessoas nas ruas e os milhões que assistem pela televisão.
A torre do relógio das Casas do Parlamento da Grã-Bretanha ficou encoberta por três anos e meio enquanto artesãos trabalhavam na alvenaria, substituíam a metalurgia e repintavam e restauravam o dourado na maior restauração desde sua construção, em 1859.
De acordo com Nick Sturge, gerente de projetos especiais de Sir Robert McAlpine, remover o andaime foi um "marco enorme" na restauração de 79,7 milhões de libras (mais de R$ 600 milhões).
"Até o Ano Novo, as pessoas começarão a ver uma grande diferença: começarão a recuperar sua torre", afirmou. "Os telhados serão totalmente escolhidos, assim como as quatro fachadas do relógio".
Na reforma, serão substituídos todos os painéis das fachadas do relógio, disse Sturge. Os ponteiros, numerais e outros detalhes foram repintados de azul brilhante, ao invés do preto familiar aos londrinos.