Nasa faz teste e lança sonda para atingir asteroide contra ameaças futuras
Cientistas querem aprender como evitar uma possível colisão com a Terra em um futuro distante

Foto: Reprodução / Agência Brasil
Em teste, a agência espacial americana lançou na última terça-feira (23), uma missão com o objetivo de proteger o planeta de futuras ameaças. A sonda Dart foi lançada da Terra para se chocar contra um asteroide a uma velocidade de quase 25 mil quilômetros por hora – o suficiente para alterar a trajetória dele. Foguete Falcon 9 da SpaceX decolou da Califórnia
O evento foi transmitido ao vivo pela NASA, a espaçonave que carrega a sonda experimental, decolou às 22h21 (6h21 GMT) da Base da Força Espacial de Vandenberg.
Os cientistas da Nasa informaram que, nos próximos 100 anos, nenhum asteroide capaz de causar estragos vai chegar perto da Terra. O que eles querem é aprender desde já como evitar uma possível colisão num futuro distante.
Segundo os autores da missão, o alvo do teste é o satélite Dimorphos, que tem o tamanho de um campo de futebol e orbita o asteroide Didymos – que é cinco vezes maior. O choque vai ser a 11 milhões de quilômetros da Terra.
O impacto, esperado para setembro de 2022, será tão intenso que vai criar a primeira chuva de meteoros provocada pelo homem.