Farol da Bahia já testou o novo Honda WR-V 2026

SUV compacto tem preço de Volkswagen Tera e Renault Kardian

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Farol da Bahia já testou o novo Honda WR-V 2026

A Honda oficializou nesta semana o lançamento do novo WR-V 2026, agora em sua segunda interpretação como SUV compacto no Brasil. O nome já havia sido usado pela marca em um modelo derivado do Fit, mas volta totalmente reformulado e alinhado ao portfólio atual feito em Itirapina (SP), onde também são produzidos City, City sedã e HR-V.

O WR-V estreia em duas versões — EX (R$ 144.900) e EXL (R$ 149.900) — com a missão de atuar abaixo do HR-V, ficando cerca de R$ 20 mil mais barato nas versões de acesso. A proposta é clara: oferecer um SUV urbano mais simples, com mais espaço interno e preço mais atraente.

Proposta e concorrentes

O novo WR-V mira o coração do segmento compacto, disputando espaço com Volkswagen T-Cross/Tera, Fiat Pulse e Fastback, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Nissan Kicks em suas versões mais baratas.

A Honda aposta em pacote fechado, mecânica já conhecida e dimensões generosas para atrair famílias e motoristas que priorizam conforto e eficiência.

Dimensões e construção

O WR-V utiliza a plataforma do City, mas com calibração própria e ajustes de estrutura para atender à proposta SUV. A ficha técnica mostra medidas acima da média entre os modelos de entrada do segmento:

  • 4,32 m de comprimento
  • 1,79 m de largura
  • 2,65 m de entre-eixos (um dos maiores entre SUVs compactos feitos no Brasil)
  • 1,65 m de altura
  • 458 litros de porta-malas

A carroceria emprega a estrutura G-CON, tecnologia da Honda voltada para absorção de impactos, reforços estruturais e gerenciamento de energia em colisões, contribuindo para segurança passiva sem aumento significativo de peso.

A altura livre do solo — não divulgada oficialmente, mas maior que a do City — e o curso ampliado da suspensão dão ao modelo uma postura mais robusta para uso urbano.

Motor, câmbio e consumo

Sob o capô, o WR-V utiliza o já conhecido 1.5 i-VTEC flex aspirado, com 126 cV e 15,5 kgfm (G) / 15,8 kgfm (E) Conectado ao Câmbio CVT com paddle shifts e simulação de marchas

O conjunto prioriza eficiência e progressividade, sem ambições esportivas. A calibração foi ajustada para lidar com o maior peso e altura do WR-V.

Consumo Inmetro

  • Etanol: 8,2 km/l cidade | 8,9 km/l estrada
  • Gasolina: 12 km/l cidade | 12,8 km/l estrada

Impressões ao dirigir: deja vu Honda 

Rodamos cerca de 300 km com o novo WR-V, divididos entre trechos urbanos e estrada. Embora compartilhe motor e base com City e HR-V de entrada, o WR-V recebeu uma suspensão específica, com molas e amortecedores de curso maior e calibração mais confortável.

O resultado é um SUV bem isolado, filtrando buracos, valetas e pisos irregulares com eficiência. A direção elétrica tem relação direta e colabora para manobras mais rápidas e sensação de leveza no uso urbano.

O desempenho é modesto, como esperado pelo conjunto 1.5 + CVT, mas coerente com a proposta familiar do modelo. O consumo deve agradar, especialmente com gasolina.

Os pontos fortes aparecem no espaço interno, no porta-malas de 458 litros e na boa altura do solo, combinação que o coloca como opção racional para quem busca versatilidade.

Cores disponíveis

  • Sólida: Branco Tafetá
  • Metálicas: Prata Platinum, Azul Cósmico, Cinza Basalto
  • Perolizadas: Branco Topázio, Preto Cristal, Azul Perolizado

 

Versões e equipamentos

 

Honda WR-V EX – R$ 144.900

  • Motor 1.5 i-VTEC flex (126 cv)
  • Câmbio CVT
  • Painel digital de 7”
  • Multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Paddle shifts
  • Ar-condicionado digital
  • Faróis Full LED
  • Câmera de ré
  • Rodas de liga leve aro 17”
  • Botão de partida (Start/Stop)
  • Smart Entry
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Banco traseiro 60/40
  • Seis airbags
  • Honda SENSING (ACC, frenagem automática, assistente de faixa, farol alto automático etc.)
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Antena tipo tubarão
  • Bancos em tecido

 

Honda WR-V EXL – R$ 149.900

Adiciona à EX:

 

  • Barras longitudinais no teto
  • Faróis de neblina em LED
  • Bancos e volante com revestimento em couro
  • Carregador de celular por indução
  • Apoio de braço traseiro com porta-copos

 

Conclusão: WR-V vai dar trabalho 

O novo Honda WR-V chega como uma alternativa mais racional dentro do portfólio da marca, combinando espaço interno superior, porta-malas amplo, suspensão confortável e pacote de segurança completo. Tudo isso a um preço até abaixo de concorrentes diretos como Volkswagen Tera High e Renault Kardian Iconic custando R$ 20 mil a menos que o Honda HR-V de entrada com o mesmo motor. 
 

Não tem pegada esportiva e nem é o mais potente da categoria, mas entrega o que grande parte do público busca em um SUV urbano: eficiência, simplicidade e boa relação custo-benefício.

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