Farol da Bahia testa novo Hyundai Creta Limited 2026
Creta Limited não é versão topo mas custa mais de R$ 150 mil

O Hyundai Creta é um dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil e continua com desempenho forte no mercado. Em junho, o modelo somou 6.415 unidades vendidas, ficando logo atrás do líder Volkswagen T-Cross, com 8.629 unidades. O novo visual, adotado na linha 2026, reforça a identidade da marca e mostra que o facelift funcionou bem, mesmo sem mudar a plataforma do carro.
Neste teste, o Farol da Bahia a versão Limited, posicionada logo acima da configuração básica Comfort. Com preço sugerido de R$ 165.620, ela entrega um bom conjunto de equipamentos e usa o conhecido motor 1.0 turbo de 120 cv, já usado no HB20, mas sem alterações nesta linha. Um conjunto confiável e já adaptado às novas regras de emissões (Proconve L8).
Design atualizado
O visual segue o novo padrão global da Hyundai, com grade frontal redesenhada, faróis com assinatura em LED e lanternas traseiras em LED unidas por um filete horizontal. Por dentro, o Creta Limited traz uma cabine bem resolvida, com destaque para as duas telas independentes: uma com instrumentos digitais e outra, de 8 polegadas, para a central multimídia. O sistema é simples, com comandos físicos e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay via cabo.
Entre os equipamentos, a versão oferece bancos em couro, ar-condicionado digital de zona única, volante multifuncional com paddle shifts, USB-C para os passageiros traseiros e saídas de ar-condicionado também para quem vai atrás. O freio de estacionamento é convencional (alavanca) e o modelo não oferece recursos como Auto Hold, modos de condução ou assistentes semiautônomos, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem de emergência – itens presentes apenas nas versões mais caras.
Medidas e espaço interno
As dimensões do Creta Limited seguem as mesmas das demais versões:
- 4,33 m de comprimento
- 1,79 m de largura
- 1,63 m de altura
- 2,61 m de entre-eixos
O destaque vai para o porta-malas de 422 litros, um dos maiores do segmento e superior ao do T-Cross, que tem 363 litros.
Motor 1.0 turbo: comportamento urbano e consumo
O motor é o já conhecido 1.0 TGDI de três cilindros flex, da família Smartstream:
- Potência: 120 cv (com gasolina ou etanol)
- Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm
- Câmbio: automático de 6 marchas
No dia a dia, o conjunto se mostra silencioso em baixas rotações e com vibração controlada. O desempenho urbano é bom, embora o ruído do motor apareça mais nas subidas e nas acelerações fortes. A suspensão tem bom acerto e absorve bem as irregularidades do piso, o que ajuda no conforto da condução.
Em consumo, segundo o Inmetro, o Creta Limited faz:
- Gasolina: até 12,0 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada
- Etanol: 8,4 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada
Vale a pena?
Mesmo sendo uma versão intermediária, o Creta Limited entrega o que muitos consumidores procuram: visual moderno, bom espaço, porta-malas generoso e mecânica confiável. A garantia de 5 anos é outro ponto positivo.
Por outro lado, alguns recursos importantes ficam de fora, como o carregador por indução, sensores dianteiros, freio eletrônico e sistemas de assistência ao motorista. E aí entra o principal concorrente: o Volkswagen T-Cross 200 TSI, que custa R$ 154.990 – R$ 10.630 a menos – e ainda oferece:
- Motor 1.0 TSI com 128 cv e 20,4 kgfm
- Multimídia VW Play de 10,1” com espelhamento sem fio
- Painel digital de 8”
- Controle de cruzeiro adaptativo
Creta é escolha equilibrada
O Creta Limited 2026 é uma escolha equilibrada para quem busca um SUV compacto com boa apresentação, espaço interno generoso e um motor confiável. Mas é preciso considerar que, com um pouco menos, é possível levar o T-Cross com mais tecnologia e desempenho. No fim, tudo depende do que você valoriza mais: o estilo e conforto do Creta, ou o pacote mais recheado (e barato) do SUV da Volkswagen.