Farol da Bahia testa o Toyota Corolla XRE 2023

SUV médio é vice líder de vendas no Brasil atrás do Jeep Compass

O Corolla Cross é o segundo SUv médio no ranking dos mais vendidos do país este ano. Atrás apenas do Jeep Compass, e à frente de modelos como Volkswagen Taos, Chevrolet Equinox, Caoa Chery Tiggo 7 e Ford Territory, o Corolla Cross tem boas versões flex conhecidas como XR e XRE. 

O Farol da Bahia fez um teste completo com o Corolla Cross XRE, a versão intermediária com motor 2.0 flex. Fica acima da XR e abaixo da GR Sport, de apelo esportivo.  

Desenho e dimensões 

Esteticamente, seu estilo agrada, sem exageros de cromados ou frisos, combina muito bem as cores do carro com os apliques plásticos em preto que evidenciam as linhas do design do carro. O Corolla Cross XRE 2023 mantém o mesmo desenho desde 2021 apenas com mudança das rodas. O silencioso traseiro, que recebeu muitas críticas desde o lançamento do carro não chama muita atenção e coberto parcialmente por uma tinta preta, some visualmente na parte inferior do carro. O Corolla Cross segue com 4.460mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.620 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.640 mm. O porta-malas tem capacidade de 443 litros.

Interior sóbrio 

O Corolla Cross XRE 2024 é bem sóbrio no acabamento usando couro na cor preta nos bancos, forrações, painel e detalhes como alavanca do câmbio. 

O Corolla Cross não recebeu as mudanças do Corolla sedã com painel digital e freio eletrônico de estacionamento. Uma pena. 

Mas por dentro o Corolla Cross XRE oferece muito conforto, os bancos acomodam muito bem tanto o motorista e os passageiros do banco dianteiro e em particular os do banco traseiro, onde o espaço é suficiente para acomodar bem as pernas e oferecem ainda saídas de ar condicionado e tomadas de USB. O banco do motorista permite o ajuste de altura, do encosto e da proximidade ao volante, o que em conjunto com as regulagem do volante de altura e profundidade permitem encontrar o ajuste ideal da posição de dirigir. 

Itens de série do Corolla Cross XRE

A lista de itens de série do Corolla Cross é bem equivalente ao que existe nos concorrentes nessa faixa de preço.

O XRR mantém sua multimídia de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio que funcionam de forma regular, depois dos ajustes iniciais, todas as vezes que entramos no carro o sistema reconhece de forma rápida o telefone e sem muita demora ativa todos os comandos. Porém não é o mesmo equipamento que surgiu no Corolla sedã. 

A chave é do tipo presencial, ao se desligar o veiculo, e fechar as portas retrai automaticamente os espelhos retrovidores e liga o alarme. O Painel principal não é digital como no Corolla sedã é bem iluminado com excelente visual, tem como positivo o tamanho do Conta giros (a esquerda), de velocidade (ao centro) e informações de temperatura e nível do combustível a direita, porem peca no tamanho do computador de bordo com suas 16 funções e embora completo, em um espaço exíguo ao centro do indicador de velocidades. 

O Corolla Cross XRE ainda traz direção elétrica, computador de bordo, ar digital automático, sistema Toyota Safety Sense com controle de Cruzeiro adaptativo, controle de distância, e os assistentes  de permanência em faixa de rodagem e de colisão, shift paddles, 7 airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Avaliação 

Tanto na cidade como nas nas estradas o Corolla Cross XRE tem bom comportamento. Leve quando necessário para uma manobra em baixas velocidades, confortável no transito pesado e estável nas estradas o Corolla Cross tem desempenho satisfatório. 

Motor 2.0 sem mudanças 

O motor do Corolla Cross XRE (assim como o XR e GR Sport) é o 2.0 Dynamic Force quatro cilindros, aspirado, 16V e flex com 169/177cv e 21,4kgfm de toque associado ao câmbio automático CVT que simula dez velocidades. Ele tem a primeira marcha “engrenada” e por isso traz saídas bem ágeis e adequadas à sua proposta. 

Mesmo em altas velocidades o carro obedece bem aos comandos do motorista , tem boas retomadas quando solicitado e faz curvas sem rolar a carroceria, comportamento superior ao modelo híbrido que é 50cv menos potente. 

A suspensão traseira do tipo “eixo de torção” faz o seu trabalho absorvendo bem as irregularidases das ruas mas é menos nobre do que a Multilink usada no sedã que é mais suave. Chama a atenção o freio de estacionamento, no pé , o que já poderia ser elétrico como na concorrência vide todos os demais SUVs do mesmo porte vendidos no Brasil. 

Consumo

O consumo informado pelo Inmetro do Corolla Cross com motor 2.0 flex com etanol é de 8,2 km/l na cidade e 9,0 km/l em rodovia. Já com gasolina, são 11,7 km/l em regime urbano e 13,0 km/l em rodovia (dados do Inmetro).

Preço e concorrentes 

Para quem busca mais desempenho sem dúvida o Corolla Cross é a melhor escolha diante das versões híbridas. O preço do Corolla Cross XRE é R$ 175.290,00, bem mais que os R$ 160.690 do modelo de entrada XR e menos que o GR Sport de R$ 193.990. Acima dele, estão versões híbridas XRV e XRX que começam em R$ 202.690, bem mais caras porém mais eficientes. 


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