Farol da Bahia viu de perto o novo BMW iX 100% elétrico
Modelo está em pré-venda e tem motor elétrico de até 523cv e 630km de autonomia

Com quatro modelos elétricos à venda no país, a BMW dá mais um passo rumo à eletrificação ao lançar no país o iX, Crossover que acaba de ser lançado na Europa, teve pré venda aberta no Brasil e já contabilizou 30 unidades comercializadas. A novidade uma nova plataforma e foi desenvolvida a partir do zero para ser um carro elétrico e chega em duas versões: XDrive40 com 326cv e 63kgfm de torque (baterias de 76,6kWh que rendem 425km de autonomia) e a XDrive 50 com 523cv e 75kgfm de torque (baterias de 111kWh para 630km de autonomia). O Farol da Bahia viu de perto a novidade em São Paulo que chegará aos concessionários em março para um preview aos clientes da marca BMW.
Visual arrojado e disruptivo
O iX foi desenhado para firmar um novo padrão de design para os modelos eletrificados da marca. A grade ampliada concentra 12 sensores ultra-sônicos além de câmeras que ajudam nos sistemas de condução do carro, os faróis afilados usam tecnologia de projeção a laser e os vincos na tampa do capô surgem a partir do duplo rim da BMW reforçando o perfil do crossover. Com coeficiente aerodinâmico de 0,25, o menor da categoria, a marca bávara reforça o compromisso com a eficiência, algo que os dados técnicos já tornam muito evidentes.
Nas laterais se nota que o iX tem mesmo o porte de um X5 com maçanetas embutidas e máximo aproveitamento da carroceria para um bom espaço interno. Na traseira, lanternas afiladas e linhas limpas fazem parte do conjunto minimalista do BMW iX que a marca chama de “shy technology”, propondo um carro com menos botões e comandos.
Interior minimalista e tecnológico
Por dentro, neste primeiro contato, se nota que a cabine foi desenvolvida para oferecer o máximo espaço interno. Com as baterias dispostas sob o assoalho, o piso do carro é totalmente plano. Na frente, o console central avança um pouco mas não se integra ao painel do carro aumentando a sensação de espaço. Os bancos são revestidos de forma integral com couro, bem como as forrações laterais, usando método natural de colorização do revestimento. Falando nisso, a BMW mostrou preocupação com a redução das emissões não só com os carros elétricos mas em todo o processo produtivo. Até 2030 a marca quer reduzir as emissões de poluentes em 80%.
Com comandos concentrados na grande tela curva do painel, composta na verdade por duas telas, com 12,3” e 14,9” e no console, com botões feitos de cristal, o iX tem tom elegante e tecnólogo. Para operação do carro o usuário terá um perfil com dados armazenados em nuvem que guarda preferências que vão desde a posição dos bancos e informações de multimídia até modos e ajustes de pilotagem.
Durante o primeiro contato com o carro vimos a apresentação do som Bowers & Wilkins Diamond Surround que tem 30 alto-falantes somando 1.615W e função 4D. O carro traz novidades como os alto-falantes embutidos nos bancos na versão XDrive50.
Tecnologias inéditas
O BMW iX traz itens já esperados de auxílio à condução como controle de Cruzeiro adaptativo e auxílio para manutenção em faixa concentrados no Driving Assistant Professional. Todos os sistemas serão testados em uma segunda oportunidade de dirigir o veículo pelas ruas brasileiras.
Entre as novidades o BMW iX tem conjunto de câmera interna que pode servir como monitoramento e até mesmo gravações onboard. O carro traz o sistema BMW ConnectedDrive que já está pronto para à internet 5G e integra funções no BMW App para ativar funções remotas como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, e acionar a ventilação do carro e visualizar o 3D View. Com o Digital Key Plus alem da chave física é possível destravar o carro ao se aproximar usando apenas o smartphone.
O teto solar é fixo e cumpre a função translúcida bem como o modo opaco que oculta todo o exterior para maior privacidade, tecnologia semelhante à utilizada nas janelas do Boeing 787 Dreamliner.
Grade “regenerativa”
Um dos sistemas inéditos do iX é a grade com tecnologia de autorregeneração. A peça ampla que concentra câmeras e sensores recupera pequenos danos por conta própria. Assim, pequenas batidas de pedriscos ou mesmo insetos não irão prejudicar o seu funcionamento. Isso por conta de pequenos filamentos de aquecimento que limpam e secam a superfície para manter todos os sistemas com as melhores condições de funcionamento.
Estratégia agressiva para eletrificação
A BMW divulgou informações estratégicas que vão além da venda do iX no mercado brasileiro. A marca pretende fechar 2022 com a venda de 800 unidades elétricas e alcançar um total de 2.621 modelos eletrificados, incluindo os híbridos, no mercado brasileiro.
Atualmente o portfolio do BMW tem seis modelos eletrificados incluindo o Mini Cooper que já testamos e deverá lançar no Brasil o X1, Série 7 e Mini Countryman em versões 100% elétricas. Até o próximo ano serão 13 modelos dotados de tecnologia de propulsão elétrica.
Para recarga, a BMW oferece um novo wallbox de até 22kWh e o sistema convencional bem compacto até 11kw chamado Flexible Fast Charger. Ainda está disponível o kit standard com um tradicional conector de 3 pinos com potência de 1.8 kW.
O novo BMW iX chega ao Brasil nas versões xDrive40 e xDrive50 Sport em nove opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Carbon Black, Preto Safira, Prata Caxemira, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Azul Ridge Montanha, Cinza Tempestade Baía e Vermelho Aventurine) e três opções de acabamento interno (Sensatec Oyster, Sensatec Mocha, Sensatec Preto, Couro Amido e Couro Castanea), com preço sugerido de R$ 654.950 e R$ 799.950.