• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Faturamento da indústria de transformação registra queda de 3,4% em agosto, diz CNI

Faturamento da indústria de transformação registra queda de 3,4% em agosto, diz CNI

Em relação a agosto de 2020, a queda foi de 0,2%

Por Da Redação
Ás

Faturamento da indústria de transformação registra queda de 3,4% em agosto, diz CNI

Foto: Getty Images

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados na última segunda-feira (4), apontam que o faturamento real da indústria de transformação apresentou queda de 3,4% no mês de agosto em relação a julho. De janeiro a agosto deste ano, o índice acumulou queda de 6,4%. Já em relação a agosto de 2020, a queda foi de 0,2%. Todos os números se referem à série dessazonalizada, que exclui os efeitos das variações sazonais do conjunto de dados.

A CNI mostra ainda, que o índice de horas trabalhadas na produção também apresentou queda de 0,3% em agosto na comparação com julho. Desde fevereiro de 2021, o indicador tem apresentado quedas consecutivas na série de variação mensal, com exceção do mês de julho, em que houve estabilidade. Os valores se referem às séries dessazonalizadas.

Com o resultado de agosto, o índice volta a um patamar ligeiramente abaixo do observado em fevereiro de 2020 (-0,8 ponto percentual), antes da crise causada pela pandemia de covid-19. Em 2021, a retração acumulada é de 4,7%”, informou a confederação. Os números mostram também que o indicador de rendimento médio real vem consolidando uma tendência de queda, apesar do crescimento de 0,5% em agosto em relação ao mês anterior, na série livre de efeitos sazonais.

Além disso, a CNI informou que o emprego da indústria de transformação apresentou, em agosto, crescimento de 0,1% em relação ao mês anterior. Com isso, a variação acumulada do emprego industrial em 2021 ficou em 3,8%. Segundo a confederação, os indicadores apontam que a utilização da capacidade instalada da indústria segue elevada no país, apesar da queda de 0,1% em relação a julho, ficando em 82,3%, na série livre de efeitos sazonais. Desde março de 2021, o indicador se encontra acima de 80%, em um patamar superior à média histórica.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.