Febraban afirma que aumento de CSLL para bancos tem de ser temporário

“Bancos já vêm dando sua contribuição à sociedade durante a pandemia” , afirma a entidade

Por Da Redação
Às

Febraban afirma que aumento de CSLL para bancos tem de ser temporário

Foto: Agência Brasil

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, disse nesta terça-feira (2), em nota, que o aumento da alíquota da Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL) para bancos, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite de segunda-feira (1°), é uma medida "temporária" e "circunstancial". Segundo ele, os bancos estão novamente sendo “chamados a contribuir” durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, com a proposta de aumento da CSLL.

“Os bancos já vêm dando sua contribuição à economia e à sociedade durante a pandemia e agora, com este aumento de imposto, são chamados a contribuir ainda mais. Entendemos o momento difícil pelo qual passa o País e temos a convicção de que se trata de uma medida temporária e circunstancial”, disse Sidney.

O aumento da alíquota da CSLL para os bancos, de 20% para 25%, está previsto para durar seis meses, entre o início de julho e o fim de dezembro. Embora o governo tenha anunciado que a medida será temporária, no mercado já há receios sobre a possibilidade de a ação ser permanente. O Palácio do Planalto informou na noite da segunda-feira (1°), sobre o aumento da CSLL para as instituições financeiras, assim como de outros tributos sobre a indústria química e de carros para deficientes, a fim de compensar a isenção de impostos federais sobre o óleo diesel e o gás de cozinha. O aumento foi feito por medida provisória.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.