• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Festa do Rosário dos Pretos celebra um ano como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia

Festa do Rosário dos Pretos celebra um ano como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia

Reconhecimento reforça protagonismo das irmandades negras e comemora 340 anos de fé, tradição e resistência no Pelourinho

Por Da Redação
Às

Festa do Rosário dos Pretos celebra um ano como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia

Foto: Fernando Barbosa/IPAC

A tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos celebra, nesta semana, o primeiro ano desde que foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. Neste domingo (26), ocorrerá a missa festiva às 10h, na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, seguida de procissão pelas ruas do Centro Histórico de Salvador.

O reconhecimento como patrimônio histórico foi concedido em 2023, após um amplo processo técnico e de pesquisa realizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado. A medida reforça o protagonismo das irmandades negras e garante maior proteção e visibilidade à manifestação, que há mais de três séculos entrelaça devoção católica e ancestralidade africana.

Com 340 anos de história, a festa transforma o Pelourinho com cortejos, percussão, cânticos e homenagens aos antepassados. A programação oficial começou no último dia 7, com novenas diárias às 18h, e segue até segunda-feira (27), sob o tema “Com o Rosário na mão e os pés no chão da vida: 340 anos de fé, justiça e compromisso com o Reino de Deus”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.