Festa do Rosário dos Pretos celebra um ano como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia
Reconhecimento reforça protagonismo das irmandades negras e comemora 340 anos de fé, tradição e resistência no Pelourinho

Foto: Fernando Barbosa/IPAC
A tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos celebra, nesta semana, o primeiro ano desde que foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. Neste domingo (26), ocorrerá a missa festiva às 10h, na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, seguida de procissão pelas ruas do Centro Histórico de Salvador.
O reconhecimento como patrimônio histórico foi concedido em 2023, após um amplo processo técnico e de pesquisa realizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado. A medida reforça o protagonismo das irmandades negras e garante maior proteção e visibilidade à manifestação, que há mais de três séculos entrelaça devoção católica e ancestralidade africana.
Com 340 anos de história, a festa transforma o Pelourinho com cortejos, percussão, cânticos e homenagens aos antepassados. A programação oficial começou no último dia 7, com novenas diárias às 18h, e segue até segunda-feira (27), sob o tema “Com o Rosário na mão e os pés no chão da vida: 340 anos de fé, justiça e compromisso com o Reino de Deus”.


