• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Festival Diaspóricas celebra cultura afrobrasileira com cinema, música e oficinas em Goiânia

Festival Diaspóricas celebra cultura afrobrasileira com cinema, música e oficinas em Goiânia

Evento gratuito reúne shows, mostra de curtas, feira afroempreendedora e atividades formativas nos dias 20 e 21 de setembro

Por Da Redação
Às

Festival Diaspóricas celebra cultura afrobrasileira com cinema, música e oficinas em Goiânia

Foto: Divulgação

Goiânia recebe nos dias 20 e 21 de setembro o 1º Festival Diaspóricas de Cinema e Música Negra, no Centro Cultural Martim Cererê. O evento destaca a produção artística e intelectual de mulheres negras do Centro-Oeste, promovendo shows, oficinas, exibição de curtas-metragens e uma feira de afroempreendedoras. A entrada é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

“É importante que artistas negras se celebrem e se reconheçam nos trabalhos umas das outras. O Festival vem para a gente olhar pras nossas potencialidades e é pensando como uma forma de incentivo a novas produções artísticas e intelectuais”, afirma Ana Clara Gomes, diretora e idealizadora do projeto.

O Festival Diaspóricas surgiu como extensão de uma série homônima, que valoriza musicistas negras da região, usando a música como forma de resistência ao racismo, sexismo e outras opressões. O projeto já lançou duas temporadas, dois longas-metragens e promoveu shows experimentais entre artistas participantes.

Um dos destaques da programação é a Feira Anadir Cezario de Afroempreendedoras, que reúne mulheres cis e trans em exposições de moda, artesanato, alimentação e bem-viver. A feira homenageia Anadir Cezario, assistente social e cofundadora da ONG Dandara no Cerrado, reconhecida pelo projeto “Mulheres que Transformam Lixo em Lucro”.

Na Mostra Marta Cezaria de Curta-Metragem, o público poderá assistir 12 curtas-metragens de ficção, documentários e experimentais finalizados entre 2021 e 2025. Após as exibições, as realizadoras goianas participam de rodas de conversa sobre suas obras.

O evento também oferece oficinas profissionais: “Trilha Sonora para Cinema”, ministrada pelo produtor musical Igor Zargov, e “Câmera Off – Formação Continuada de Making Of”, conduzida pela fotógrafa Mayara Varalho. Ambas fazem parte da equipe da série Diaspóricas.

Na música, o Palco Afrogoianidades recebe artistas das duas primeiras temporadas da série. No primeiro dia, sobem ao palco Érika Ribeiro, Letícia Romano, a banda Mundhumano e o quarteto “Diaspóricas - o show”, formado por Érika, Nina Soldera, Sonia Ray e Lene Black. No segundo dia, se apresentam Flávia Carolina e banda, Dona da Roda e o encontro musical “Diaspóricas 2 - o show”, com Kesyde Sheilla, Maximira Luciano, Flávia Carolina e Inà Avessa.

O festival também marca o lançamento do álbum autoral Diaspóricas, disponível a partir de 27 de agosto nas principais plataformas digitais. Sobre o projeto, Érika Ribeiro afirma: “O Diaspóricas, em todas as suas extensões que tem se desdobrado, se firma como algo grandioso pela sua necessidade no nosso estado, diante da falta de conhecimento e pertencimento da história do povo preto em solo goiano.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário