Fiat promete mini SUV elétrico para 2023 na Europa

Novidade terá plataforma Peugeot e deve chegar ao Brasil

Depois de modelos elétricos Peugeot e Citroën a Fiat também terá seu modelo pequeno indo além do 500e. Trata-se de um projeto baseado no conceito Centoveinte mostrado há 3 anos e que dará origem a um novo produto no ano que vem. 
 

 

novidade que terá motor elétrico terá a missão de substituir o tradicionalíssimo Panda já no próximo ano. 

 

Visualmente o Centoventi apresenta visual bastante moderno. Na dianteira, o compacto traz o logotipo da marca centralizado, grade fechada e as três linhas verticais da marca estão ao canto iluminadas em LED. Já os faróis possuem uma assinatura em formato de “C”. O mesmo acontece na traseira.

Apesar de ainda não ter revelado informações sobre o projeto, o CEO da Fiat, para a Europa, Olivier Francois, garantiu em entrevista para o portal Autoexpress que o conceito Centoventi dará origem na verdade a dois SUVs, um compacto e um médio. Ambos serão feitos sobre a plataforma CMP da Peugeot que dá origem ao 208, ao 2008 e em breve ão Citroën C3. O sucessor do Panda é tratado internamente como Progetto 364.

Na entrevista, Francois ainda deixou claro que a Fiat trabalhará em duas linhas: com o 500 mais focado em estilo e design e outros modelos focados mais em versatilidade. Questionado ainda sobre os possíveis nomes, o executivo disse que tudo indica que serão resgatados nomes de veículos que fizeram sucesso no passado. 

Os SUVs serão produzidos na planta da montadora em Tichy na Polônia, onde são produzidos os modelos 500 e Lancia Ypsilon. 

O substituto do Fiat Panda deve seguir as medidas já vistas no Centoventi, que possui 3,68 metros de comprimento e 1,64m de altura. O compacto ainda usará sistema modular da BYD, que permite diferentes combinações de montagem das baterias. 

O pequenino não deve ser oferecido no mercado brasileiro, que atualmente concentra seus esforços no 500e – o primeiro elétrico a ser oferecido pela Fiat no País e que o R7 já andou. Já na Europa o principal concorrente da novidade será o Dacia Spring (Kwid elétrico) que tambem será oferecido no Brasil.


Comentários