Fies: renegociações de dívidas começam nesta quinta-feira (1º)

As regras dos acordos constam na Resolução nº 51, publicada em 22 de julho no DOU

Por Da Redação
Ás

Fies: renegociações de dívidas começam nesta quinta-feira (1º)

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os pagamentos em atraso do financiamento estudantil via Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam a ser renegociados a partir desta quinta-feira (1º) no Banco do Brasil. 

Os acordos, permitidos pelo governo federal, liberou o abatimento das dívidas dos estudantes do programa. As regras das renegociações constam na Resolução nº 51, publicada em 22 de julho no Diário Oficial da União (DOU).

Como detalhou o órgão, para os contratos que, em 31 de dezembro de 2021, estavam com pagamentos atrasados havia mais de 90 dias, é disponibillizado um desconto de 100% dos encargos pelo atraso e de 12% sobre o valor principal, para o pagamento à vista.

Já para aqueles que precisam parcelar o saldo, a instituição permite que o estudante divida o total em 150 parcelas mensais, com desconto de 100% dos encargos por atraso, mantidas as demais condições contratadas.

Os alunos com débitos vencidos e não pagos há menos de cinco anos, que sejam vinculados ao Cadastro Único, ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021, podem receber descontos de até 92% do saldo da dívida, conforme a liquidação integral do saldo devedor. Também é possível parcelar o valor a pagar em 15 prestações mensais, corrigidas pela Selic.

Aqueles que tiverem dívidas superior a cinco anos, podem conseguir desconto de até 99% sobre o saldo total, mediante liquidação integral. Nesse caso, o parcelamento em 15 prestações corrigidas pela Selic também é possível.

Em ambas as demandas, o desconto permitido é de 77% do saldo total da dívida com a liquidação integral, ou o pagamento em 15 parcelas com correção.

Além disso, a instituição afirma que os estudantes do programa que ainda não estão com pagamento atrasado podem repactuar os créditos, quitando o saldo devedor em parcela única, com 12% de desconto. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal realizam as renegociações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário