Fiesta dá adeus ao mercado brasileiro
Último compacto deixa a linha de produção no ABC paulista. Camaçari segue fabricando Ka e EcoSport
Anunciado em fevereiro deste ano em comunicado divulgado pela própria Ford, o Fiesta deixou a linha de produção da Ford em São Bernardo do Campo/SP nesta semana. O carro que foi um dos mais vendidos na primeira década do século XXI com o design New Edge, vinha perdendo fôlego especialmente após a estreia da nova geração do Ka, que chegou em 2014 e seguirá sendo produzido em Camaçari/BA ao lado do Ecosport.
Nos últimos anos, o Fiesta era um coadjuvante no segmento dos hatches. Posicionado como modelo premium, tinha excelentes versões como a equipada com motor 1.0 Ecoboost turbo, mas não emplacava pelo alto preço em relação a concorrentes como o Renault Sandero, Chevrolet Onix, Fiat Argo entre outros. A pá de cal sobre o Fiesta veio no final do ano passado quando a Ford anunciou que passaria a focar no mercado de SUVs e pickups deixando, em nível mundial, carros específicos como o Mustang e a atual geração do Fiesta em países desenvolvidos. No caso específico do Brasil, o Ka cumpriria melhor seu papel.
Imagens divulgadas na internet mostram o último Ford Fiesta que deixou a linha de produção da fábrica de São Bernardo do Campo/SP que também será fechada até o final do ano. As imagens mostram uma linha de produção totalmente vazia. Já no início do ano a montadora avisou que não iria mais comercializar o Fiesta com o encerramento das atividades desta fábrica. Logo após o anúncio, vieram as primeiras demissões e cortes. Em seguida, o Focus deixou de ser produzido na Argentina e comercializado aqui e agora o último Fiesta marca a trajetória de 24 anos do compacto no mercado brasileiro.