Fifa trabalha para diminuir as Eliminatórias e datas de jogos de seleções
Segundo o presidente, Gianni Infantino, o tema é complexo e deve se adequar às datas para agradar aos clubes e às associações nacionais e suas seleções

Foto: Reprodução
Um grupo comandado pelo ex-técnico do Arsenal, Arsène Wenger, trabalha na Fifa para criar uma proposta de um novo calendário para futebol mundial. Segundo o presidente da federação internacional, Gianni Infantino, o tema é complexo e precisa se adequar às datas para agradar aos clubes e às associações nacionais e suas seleções.
A Fifa deve sugerir já para o qualificatório do Mundial de 2026 (sede conjunta entre EUA, México e Canadá) que as confederações usem, no máximo, oito datas para definir seus classificados. Atualmente, 18 datas para a Eliminatória por pontos corridos são utilizadas pela Conmebol, por exemplo.
Cinco meses do ano possuem datas-Fifa: março, junho, setembro, outubro e novembro, com máximo de dois jogos em cada um deles.
Uma das ideias é que as Eliminatórias aconteçam todas em um mesmo mês, com as oito rodadas ocorrendo nesse período, ou dividi-la em no máximo dois meses.


