'Filhas de Lavadeira': Curta brasiliense é premiado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2021
Filme venceu na categoria de melhor curta-documentário

Foto: Divulgação/IFB
A 20ª edição do Prêmio do Cinema Brasileiro premiou o filme brasiliense "Filhas de Lavadeira" na categoria de melhor curta-documentário.
A maior premiação do cinema brasileiro é organizada anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA). A cineasta Edileuza Penha de Souza, também professora do Instituto Federal de Brasília (IFB) comemorou o prêmio.
"Estou muito feliz. Acredito que estamos no caminho certo, de dar voz para mulheres que foram historicamente silenciadas. Esse cinema é urgente", afirmou.
No curta-metragem, são abordadas gerações de mulheres negras, filhas de lavadeiras, em que as histórias são marcadas por afetividade e base material que permitiram que as narrativas estigmatizadas da sociedade em torno desses personagens fossem ultrapassadas.
"Sabemos fazer cinema com qualidade. O que a gente não tinha era oportunidade. 'Filhas de Lavadeira' é um filme de mulher negra dando voz a outras mulheres negras, construindo um cinema negro no feminino”, disse a diretora.
Além disso, o curta-metragem também venceu, em 2020, uma premiação internacional. Na 25ª edição do Festival É Tudo Verdade, o filme foi eleito como melhor curta-documentário.


