Confira o nosso editorial deste domingo (29)

[Fim de ano diferente]

FOTO: Reprodução / Agência Brasil

Os planos de fim de ano, desde viagens até estilo de compras de Natal, mudaram para os brasileiros, é o que já mostram diversas pesquisas que traçam o perfil da sociedade em meio à pandemia ainda neste período, tradicionalmente de muitos encontros, gastos extras e planos por momentos fora da rotina. 

É possível entender este cenário por meio da pesquisa realizada – em setembro de 2020 – com mais de 1100 entrevistados nas principais capitais do Brasil por uma empresa de monitoramento de consumo: 79% dos brasileiros vão passar o Natal em casa com suas famílias.

Outros 65% farão o mesmo na virada, e continuarão em casa com a família. Sem querer arriscar viagens e aglomerações, apenas 50% se dizem esperançosos, para 2021, já 41% está preocupado e somente 21% se diz otimista.

Ficar em casa não significa deixar de comemorar o Natal. A festa vai ocorrer em um novo formato, e por isso, entender como se aproximar dessa rotina caseira para a festividade pode gerar novas oportunidades para marcas em geral.

Essa mentalidade refletirá também nas compras. 19% vão escolher marcas que tiveram atitudes relevantes durante a pandemia. A média de quantidade de presentes será de 4 ou 5, e 75% das pessoas gastará até 100 reais. 62% vão comprar online, sendo 80% através do smartphone. 53% fará isso por causa da Covid. 14% nem fará compras.

Mas a forma de comprar os presentes deve ser a grande mudança para este Natal. O brasileiro se familiarizou mais com o processo de entrega pelo aumento de compras online em 2020, e, por certo, vai usar essa rotina neste final de ano. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!