Redesenho partidário no Brasil

Confira o nosso editorial desta segunda-feira (30)

[Redesenho partidário no Brasil]

FOTO: Reprodução / Agência Brasil

Diferente do resultado das urnas nas eleições de 2018, desta vez, e mais uma vez na história, o brasileiro recuou o apto pelo tradicional. Há dois anos, o eleitor escancarou um basta à mesmice e à velha política, aquela de cartas marcadas e movimentos viciados e mecânicos. 

No pleito de 2020, de eleições municipais, PSDB, MDB, DEM, PSD e Progressistas, partidos de direita e de centro, governarão cerca de 60% das prefeituras do país. Todos eles, exceto o PSD, são legendas com mais de 30 anos, isto é, fundos e na ativa desde os primórdios da redemocratização, que alçaram governantes a Executivos, de todas as esferas, por diversas vezes.

Por outro lado, foi um resultado péssimo para a esquerda, que encolheu. Caso não fosse o calor exacerbado nos trópicos neste período do ano, cairia pontualmente a famigerada expressão ‘banho de água fria’. 

PT, PSOl e PCdoB, principalmente, tentaram – em vão – oxigenar a esquerda no país e o resultado das urnas mostrou que será necessário muito mais trabalho e mudanças para chegar novamente ao protagonismo político nacional. O único crescimento, bem tímido, foi do PSOL, que avançou de duas para cinco prefeituras. Já o PT ficou pela primeira vez sem prefeito em capitais. 

Do Centrão, partidos daquele grupo que ficam eternamente em banho maria para tomar decisões e posições, sempre de acordo com o que entendem ser o mais benéfico apenas para partidários, o MDB se manteve como governante no maior número de cidades. No entanto, saiu de 1.046 prefeituras para 784 este ano.

Existe um redesenho partidário para 2021/2014, que fica entre o avanço e o tradicional, além de um suposto aceno de que a era do radicalismo foi mesmo muito breve. Mas o contrapeso desta e qualquer análise é que, daqui menos de dois anos, as eleições majoritárias podem colocar o Brasil de ponta cabeça e estabelecer novos cenários, novas possibilidades.


Notícia Anterior
Alerta consciente
Próxima Notícia
Fim de ano diferente

Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!