Financiada pelo governo federal, vacina Versamune não tem previsão para ser liberada

Imunizante ainda não passou pela fase de estudos clínicos

Por Da Redação
Às

Financiada pelo governo federal, vacina Versamune não tem previsão para ser liberada

Foto: Tiago Pacheco/Prefeitura de Lauro de Freitas

Anunciada pelo governo federal no combate da pandemia da Covid-19 há um ano, a vacina Versamune ainda não tem prazo para ser aprovada e utilizada nos braços dos brasileiros.

Isso porque o imunizante ainda não passou pela fase de estudos clínicos e as etapas de fabricação do fármaco têm sido marcadas por dificuldades. A vacina é produzida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e pela empresa Farmacore.

O Ministério Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é responsável por financiar o desenvolvimento do projeto, com um investimento de R$ 3,9 milhões, de acordo com dados divulgados no Painel Covid do MCTI.

De acordo com a Farmacore, a Versamune usa proteína recombinante do próprio Sars-Cov-2, que causa a Covid-19, com a nanotecnologia da Versamune®, uma tecnologia patenteada para a ativação das células T do sistema imunológico e produção de anticorpos. “A vacina é a composição dos dois produtos, no momento da mistura, o Versamune incorpora a proteína e carrega o antígeno até as células do sistema imunológico”, explica o laboratório.
 
O próximo passo é realizar os testes no lote recém-produzido e depois o laboratório entrará em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para definir os protocolos clínicos e dar início aos testes em humanos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.