• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Fiocruz avança em testes para produção de insumo para vacina contra Covid-19

Fiocruz avança em testes para produção de insumo para vacina contra Covid-19

Órgão deseja fabricar o próprio princípio ativo do imunizante

Por Da Redação
Às

Fiocruz avança em testes para produção de insumo para vacina contra Covid-19

Foto: Reprodução

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) finalizou na segunda-feira (27) a produção do segundo lote de pré-validação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional para a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca.

O insumo passará por testes de controle de qualidade na própria instituição e em seguida será encaminhado para a etapa de processamento final. O primeiro lote de pré-validação, concluído no início de setembro, também está em análise.

Nessa etapa, a Fiocruz pretende, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), fabricar seu próprio princípio ativo da vacina e deixar de depender da importação do insumo.

Os dois lotes servem para demonstrar que o processo funciona como o esperado e identifica eventuais necessidades de adequação nos processos e na documentação. Eles foram produzidos em condições de Boas Práticas de Fabricação (BPF), com todos os procedimentos, protocolos de produção e de validação já aprovados.

Ambos serão submetidos a testes de comparabilidade junto à AstraZeneca, para confirmar se os resultados obtidos pela Fiocruz estão de acordo com aqueles preconizados pelo transferidor da tecnologia. Após isso, os documentos necessários serão enviados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para alteração do local de fabricação do IFA no registro da vacina, requisito para a entrega das doses nacionalizadas ao Ministério da Saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.