Fiocruz deve reduzir quantidade de doses previstas para retomar distribuição de vacinas
Houve atraso no recebimento do IFA importado da China

Foto: Getty Images
Na próxima semana, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve retomar a distribuição de doses da vacina contra o novo coronavírus para o Ministério da Saúde com uma quantidade menor do que a estimada inicialmente. As entregas ficaram suspensas por duas semanas por causa do atraso no recebimento do Ingrediente Farmacêutico (IFA), que é importado da China.
A fundação pretendia entregar neste mês cerca de 15 milhões de doses, mas o próprio Ministério da Saúde prevê uma quantidade menor, pouco mais de 12 milhões de doses. Na próxima semana, quando a distribuição deve ser retomada, a pasta conta com 5,1 milhões de doses. Esse número, segundo a CNN, está de acordo com a estimativa que a Fiocruz tem internamente, de menos de 6 milhões de doses.
A explicação para a diminuição do volume de doses produzidas, segundo a instituição, é a quantidade de IFA recebido. No início do ano houve o que eles chamam de "aceleração'' na entrega do insumo, por parte da Astrazeneca. Contudo, depois, supostamente por conta da alta demanda internacional, a farmacêutica voltou ao que foi originalmente previsto no contrato.
Um levantamento realizado pela CNN aponta que a queda nas entregas entre maio e julho foi de 30%. Entre maio e agosto, a produtividade despencou 46%. O mês de agosto terminou com menos doses entregues do que os quatro meses anteriores, representando o terceiro mês de queda.
A Fiocruz afirma que recebeu 15 lotes de IFA suficientes para a produção de cerca de 93 milhões de doses. Mais três lotes de IFA mensais estão previstos para serem entregues nos meses de setembro, outubro e novembro. A quantidade de matéria-prima, segundo a Fiocruz, vai gerar 70 milhões de doses de vacina até o fim do ano.
Veja a quantidade de doses entregues:
-Janeiro: 2 milhões (doses prontas importadas da Índia)
-Fevereiro: 2 milhões (doses prontas importadas da Índia)
-Março: 2,8 milhões por produção nacional com IFA importado
-Abril: 19,7 milhões por produção nacional com IFA importado
-Maio: 21 milhões por produção nacional com IFA importado
-Junho: 18,2 milhões por produção nacional com IFA importado
-Julho: 14,5 milhões por produção nacional com IFA importado
-Agosto: 11,4 milhões por produção nacional com IFA importado
Total até agora: 91,9 milhões de doses