/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Pesquisa aponta que nota de Bolsonaro após sete de setembro ajudou positivamente a economia

Notícias
Brasil

Pesquisa aponta que nota de Bolsonaro após sete de setembro ajudou positivamente a economia

Para 63%, o presidente não pode descumprir decisões do STF

Por Da Redação
Pesquisa aponta que nota de Bolsonaro após sete de setembro ajudou positivamente a economia
Foto: Marcos Corrêa /PR

Os entraves entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), gerou um grande impacto na imagem política do Brasil e prejuízos econômicos, principalmente no que diz respeito às relações internacionais. Com o objetivo de reparar a situação e evitar maiores danos, Bolsonaro emitiu uma nota de “bandeira branca” na última quinta-feira (9). Essa atitude fez o Ibovespa disparar quase 2%. 

De acordo com pesquisa realizada pelo instituto IDEIA, especializado em opinião pública, 63% dos brasileiros acham que Bolsonaro não pode descumprir decisões do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Já 29% entendem que o presidente pode desrespeitar o Poder Judiciário, e outros 8% não têm opinião formada. A sondagem, a qual a Exame teve acesso exclusivo, ouviu 1.523 brasileiros no dia 8 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Cláudio Couto, coordenador do mestrado profissional em gestão e políticas públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), disse à revista que os números mostram que as pessoas querem o respeito das autoridades pela Justiça. “Apesar da fala reforçar seu apoio entre os mais radicais, o presidente se desgasta com a maior parte da população”, diz.

Manifestação e crise

Durante as manifestações no dia 7 de setembro, o presidente afirmou que não iria cumprir as decisões de Alexandre de Moraes. Em entrevista à Exame, Mauricio Moura, fundador do IDEIA, avaliou que há três grupos na população quando se analisa a fala de Bolsonaro. “Tem um grupo bastante engajado com a narrativa bolsonarista. Há outro com absoluto desconhecimento do tema. A maioria não acredita que seja razoável descumprir decisões judiciais”, disse.

A pesquisa ainda perguntou aos brasileiros sobre o tamanho das manifestações em apoio ao governo no dia 7 de setembro. Para 48%, elas foram menores do que a expectativa. A Polícia Militar de São Paulo estimou que 125 mil pessoas estiveram presentes na Avenida Paulista. Bolsonaro esperava 2 milhões de pessoas. Para Maurício Moura, o tamanho dos atos de apoio ao governo federal foram abaixo do esperado. “As reivindicações estavam desalinhadas com as pautas relevantes para a maior parte da população. Por outro lado, há um percentual minoritário claramente muito engajado com as causas do presidente Bolsonaro”, diz.

Além disso, entre os entrevistados pelo IDEIA, 59% discordaram das pautas apresentadas nas manifestações. Apenas 6% concordaram com as demandas dos apoiadores do governo, e 35% não têm uma opinião formada. 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102