Fiocruz e Bayer assinam acordo para fornecimento de medicamento contra doença de Chagas
Memorando estabelece bases para futura cooperação entre as instituições visando o fornecimento do medicamento Nifurtimox

Foto: Peter Ilicciev
A Fiocruz, por meio de seu Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), e a multinacional alemã Bayer assinaram um Memorando de Entendimento que pode ser um passo significativo para o tratamento da Doença de Chagas nesta sexta-feira (14), Dia Mundial da Doença O documento estabelece as bases para avaliação de um futuro acordo de cooperação para o fornecimento do medicamento Nifurtimox ao governo brasileiro.
O medicamento, produzido pela Bayer, é recomendado para o tratamento etiológico da doença de Chagas em crianças e adolescentes na fase crônica indeterminada, e nos casos agudos para qualquer faixa etária, quando o Benznidazol não é adequadamente tolerado. Atualmente, a obtenção do Nifurtimox é possível somente por meio de um acordo entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Bayer, o que dificulta sua aquisição direta pelo país.
Para o diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, a assinatura do documento representa um avanço no enfrentamento dessa grave questão de saúde pública no país. “Estamos avaliando as possibilidades para um futuro acordo de cooperação entre as instituições a fim de prover o Nifurtimox no Brasil de forma mais ágil, no intuito de disponibilizá-lo de acordo com a necessidade do paciente portador da doença de Chagas. Com isso, além de beneficiar a sociedade, fortalecemos o Complexo Econômico Industrial da Saúde”, afirma Mendonça.
Como laboratório oficial do Ministério da Saúde (MS), Farmanguinhos tem como missão ofertar soluções integradas e sustentáveis para o Sistema Único de Saúde (SUS). A assinatura do Memorando de Entendimento com a Bayer pode ser um importante avanço na luta contra a doença de Chagas no Brasil.