Fiocruz identifica variante do coronavírus em mais cinco estados
Pesquisadora diz que é fundamental continuar com medidas de prevenção

Foto: Reuters/Phil Noble/Direitos Reservados
Mais de cinco estados do Brasil estão na suspeita de ter a variante P.1 do novo coronavírus, segundo nota divulgada na sexta-feira (12) pelo Fundação Oswaldo Cruz. Descrita pela primeira vez no Amazonas, os estados do Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina e São Paulo também já apresentaram mutações identificadas semelhantes às das variantes encontradas no Reino Unido e na África do Sul, e têm potencial de facilitar a transmissão.
Até o momento não há dados. A pesquisadora Paola Cristina Resende ressalta que "é importante lembrar que as linhagens P.1 e P.2 já foram associadas a casos de reinfecção no país. Por isso, é fundamental a continuidade das medidas de prevenção, como a utilização de máscara de proteção, a higienização frequente das mãos e evitar aglomerações".
Em todo o país, especialistas da Rede Genômica Fiocruz já sequenciaram quase 3,6 mil amostras coletadas no Brasil, sendo 1.035 em São Paulo, 726 no Rio de Janeiro, 340 no Amazonas, 306 Rio Grande do Sul, 167 na Paraíba, 150 em Pernambuco e as demais em outros estados.
No Amazonas, a variante P.1 foi apontada como a causadora de 91% dos casos da covid-19 que tiveram seu material genético sequenciado em janeiro.