Fiocruz lança edital para construção do maior complexo de biofármacos
Os investidores vão ter 120 dias para elaborarem as propostas

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O edital de licitação para a contratação de investidores interessados na construção do novo Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS), em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro foi publicado nesta sexta-feira (05) pelo Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os interessados terão 120 dias para estudarem o projeto e elaborarem as propostas.
A construção acontece pela modalidade chamada Built to Suit, em que os investidores privados receberão na forma de aluguel, com reversão do patrimônio após o prazo de 15 anos. O investimento é da ordem de R$ 3,4 bilhões, e o aluguel mensal não poderá ultrapassar 1% do financiamento.
O empreendimento tem o início de sua operação comercial previsto para 2025 e vai quadruplicar a capacidade de produção de vacinas e biofármacos do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz). A construção deve gerar de 5 mil empregos diretos, e a operação do empreendimento vai empregar 1,5 mil trabalhadores.