• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Florestas estão emitindo mais carbono do que conseguem absorver, diz relatório da Unesco

Florestas estão emitindo mais carbono do que conseguem absorver, diz relatório da Unesco

O estudo indica que isso é consequência de ações como os incêndios florestais

Por Da Redação
Ás

Florestas estão emitindo mais carbono do que conseguem absorver, diz relatório da Unesco

Foto: Evergreen/Unesco

O relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostra que a atividade humana e os desastres alimentados pelas mudanças climáticas transformaram dez das florestas internacionalmente reconhecidas como Sítios do Patrimônio Mundial Natural da Unesco de absorvedoras de carbono para emissoras. 

Os pesquisadores apontam essas florestas possuem a capacidade de absorver, aproximadamente, 190 milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera a cada ano - em grau comparativa, é o equivalente a metade das emissões anuais de combustíveis fósseis do Reino Unido, por exemplo. No entanto, nos últimos 20 anos, muitos desses lugares registraram um aumento em suas emissões de carbono. Alguns até mesmo excederam a quantidade que estavam removendo da atmosfera.

Há dois fatores principais para essa mudança de “perfil”, de acordo com os pesquisadores da Unesco. Um relaciona-se com os eventos climáticos extremos impulsionados por mudanças climáticas, como incêndios florestais, tempestades e secas; e o segundo é relativo à ação humana, como extração ilegal de madeira, práticas agrícolas e criação de gado.

“O que os resultados revelam é que não é necessariamente um problema relacionado a um país ou região específica, mas um problema global. Quando vemos onde estão os dez locais que se tornaram fontes de carbono, estão espalhados por todo o mundo, então a conclusão é que a ação climática é necessária em nível mundial", diz Tales Resende, oficial da Unesco e coautor do relatório, em entrevista à CNN.

Os resultados apresentados no relatório chamam a atenção para as limitações das árvores e florestas como solução climática. E a divulgação desse estudo é oportuna, visto que líderes mundiais reunirão na COP26 em Glasgow, na Escócia, a partir de domingo (31) para discutir maneiras de limitar o aquecimento global, e o plantio de árvores é uma das quatro principais prioridades delineadas pelo governo do Reino Unido, que preside o evento.

Confira as florestas do Patrimônio Mundial que estão emitindo mais carbono do que absorvem:

  • Floresta Tropical de Sumatra, na Indonésia
  • Reserva do Rio Plátano, em Honduras
  • Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos
  • Parque Internacional da Paz Waterton-Glacier, no Canadá e nos Estados Unidos
  • Montanhas Barberton Makhonjwa, na África do Sul
  • Parque Kinabalu, na Malásia
  • Bacia do Uvs Nuur, na Rússia e Mongólia
  • Parque Nacional do Grand Canyon, nos Estados Unidos
  • Montanhas Azuis, na Austrália
  • Parque Nacional Morne Trois Pitons, em Dominica

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.