/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

FMI orienta G20 a manter gastos públicos apesar da crise causada pela pandemia

Notícias
Economia

FMI orienta G20 a manter gastos públicos apesar da crise causada pela pandemia

Órgão também recomendou manter programas de proteção social

Por Da Redação
FMI orienta G20 a manter gastos públicos apesar da crise causada pela pandemia
Foto: Reprodução/Internet

A crise causada pela pandemia do coronavírus exigirá a manutenção de gastos públicos para estimular a economia, disse a chefe do FMI (Fundo Monetário Internacional) nesta quinta-feira (16), alguns dias após a reunião virtual do G20 na Arábia Saudita. Kristalina Georgieva traçou uma linha de prioridades entre as quais ela incluía: manter e, se necessário, estender medidas de proteção social. 

A ideia é que os gastos públicos sejam mantidos para impulsionar a economia e aproveitando a oportunidade de construir um mundo "mais justo" e "mais verde"."Temos uma oportunidade única no século para construir melhor: um mundo mais justo e equitativo, mais verde e sustentável, mais inteligente e, acima de tudo, mais resistente", acrescentou Georgieva.

O G20, o clube dos países mais desenvolvidos do planeta e dos principais países em desenvolvimento, reúne-se em um momento de grande incerteza em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou que a pandemia continua a avançar e já provocou a morte de mais de 580 mil pessoas."Ainda não estamos fora de perigo. Uma segunda onda global da doença pode levar a mais interrupções na atividade econômica", alertou.

O FMI alertou em suas previsões que espera que a economia global se contraia 4,9% este ano, uma crise que na América Latina implicará uma queda de 9,4% no PIB. Georgieva admitiu que os crescentes e altos níveis de dívida são "uma preocupação séria", mas alertou que, neste momento da crise, o custo de uma retirada prematura é maior do que se o apoio for mantido até que seja necessário. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102