Com incertezas sobre o futuro, 71% dos brasileiros reduzem gastos na pandemia

Levantamento foi feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

[Com incertezas sobre o futuro, 71% dos brasileiros reduzem gastos na pandemia]

FOTO: Reprodução

Apesar da retomada das atividades comerciais em alguns estados do país, a população brasileira se sente insegura em relação aos efeitos provocados pela pandemia de Covid-19, doença do novo coronavírus. De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendada ao Institutto FSB Pesquisa, o receio das incertezas do futuro atinge 71% da população que reduziram seus gastos mensais desde o início da pandemia. 

A pesquisa ainda revelou que 67% dos entrevistados acreditaram que essa recuperação ainda não começou e 61% afirmam que pode demorar até dois anos ou mais. 

O levantamento foi feito para mostrar a recuperação na renda em relação à pesquisa anterior realizada em maio, onde 40% disseram ter perdido em parte ou totalmente sua renda. Em julho, esse percentual caiu para 31%. 

De acordo com a pesquisa a cautela de gastos é motivada pela insegurança quanto à renda no futuro para 41% dos entrevistados. Outros 29% disseram ter reduzido os gastos por causa de perda de parte ou renda total e apenas 27% disseram gastar menos porque o comércio está fechado.

Sobre o retorno das atividades de comércio de rua, 49% dos entrevistados aprovam e 47% desaprovam. Já com relação a outras atividades, como salões de beleza, bares e restaurantes, shoppings, escolas e universidades, academias e cinemas, a maioria é contra a reabertura.

O levantamento foi feito pelo Instituto FSB Pesquisa com 2.009 pessoas de todas as unidades da Federação entre os dias 10 e 13 de julho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o intervalo de confiança de 95%.


Comentários