Foguete indiano falha e não lança satélite de observação da Terra
Ignição de satélite destinado ao monitoramento rápido de desastres naturais não ocorreu devido a problemas técnicos

Foto: Reprodução / G1
A agência espacial estatal informou que um foguete indiano carregando um satélite de observação da Terra não disparou totalmente nesta quinta-feira (12), em um revés para o programa espacial do país.
O satélite, destinado ao monitoramento rápido de desastres naturais como ciclones e tempestades, foi lançado em um veículo de lançamento de satélite geossíncrono (GSLV) às 00: 13 (GMT), do Centro Espacial Satish Dhawan (ISRO, na sigla em inglês), no sul da Índia.
Segundo a Organização de Pesquisa Espacial Indiana, embora a decolagem tenha sido tranquila, o foguete falhou em sua fase final.
"O desempenho do primeiro e do segundo estágios foi normal. No entanto, a ignição do Estágio Superior Criogênico não aconteceu devido a um problema técnico. A missão não pode ser realizada como planejado", disse o ISRO.
Não foi informado o que aconteceu com a espaçonave GSLV e o satélite EOS-03 que deveria ter entrado em órbita geoestacionária há quase 36.000 km (22.500 milhas) acima da linha do Equador.
Os cientistas montaram um grande telescópio no satélite para observar o subcontinente indiano.
O astrônomo baseado nos EUA, Jonathan McDowell, informou que o satélite e o foguete provavelmente caíram no Mar de Andaman, a oeste da Tailândia.