Ford Maverick Hybrid: Farol da Bahia testa picape que ficou mais rápida e econômica
Picape ganha motor elétrico mais potente e novo câmbio atualizado

A Ford Maverick Hybrid 2026 chega ao mercado brasileiro com conjunto eletrificado atualizado, respostas mais rápidas e consumo acima da média da categoria. Com preço de R$ 239.900, a picape híbrida se posiciona abaixo da Ram Rampage Rebel turbodiesel (R$ 255.900) e apenas R$ 9 mil acima da Fiat Toro Ranch, rival direta no segmento de picapes intermediárias.
Além do custo competitivo, a linha 2026 também ficou mais ágil: as melhorias no powertrain reduziram em até 7 segundos o tempo de aceleração em relação ao modelo anterior.
Motor híbrido 2.5 Atkinson: como funciona o sistema da Maverick
A Maverick Hybrid combina o motor 2.5 de ciclo Atkinson com um motor elétrico. No ciclo Atkinson, a fase de admissão é prolongada e a queima acontece de forma mais eficiente, reduzindo o consumo. Para compensar o menor desempenho típico desse ciclo, o motor elétrico entra como reforço nas acelerações — solução padrão em híbridos modernos.
Potência e torque
- Motor elétrico: 190 cv e 32,6 kgfm
- Motor a combustão: 162 cv
- Potência combinada: 194 cv
- 0 a 100 km/h: 8 segundos
Impressões ao dirigir: silêncio, linearidade e respostas mais rápidas
Em baixas velocidades, a Maverick opera prioritariamente no modo elétrico, garantindo arrancadas mais silenciosas e progressivas. O desempenho conjunto garante retomadas mais vigorosas e aceleração mais eficiente.
A autonomia estimada é de até 800 km.
O consumo declarado pela Ford é de:
- 15,4 km/l (cidade)
- 13,5 km/l (estrada)
- 14,5 km/l (misto)
A bateria de 1,1 kWh, instalada sob o assoalho e refrigerada a líquido, pesa 27 kg e não rouba espaço interno.
Transmissão eCVT atualizada
A transmissão eCVT HF55 recebeu melhorias importantes:
- motor elétrico com 35% mais torque
- gerador novo e motor de partida mais potente
- nova calibração
- relação final mais curta para respostas mais rápidas
- bomba de óleo revisada
A tração integral atua em conjunto com o sistema híbrido, enquanto a suspensão traseira independente multilink usa amortecedores hidráulicos. A picape mantém aptidões fora de estrada com:
- 20,6° de ataque
- 16° de rampa
- 20,4° de saída
- 204 mm de altura livre do solo
Dimensões e capacidades
- Comprimento: 5,09 m
- Entre-eixos: 3,07 m
- Altura: 1,73 m
- Largura: 1,97 m
- Caçamba: 943 litros
- Reboque máximo: 455 kg
Para facilitar o engate de carretas, o sistema Pro Trailer utiliza câmera e sensores exclusivos.
Equipamentos, tecnologias e segurança
A linha 2026 traz um pacote mais completo, incluindo:
- rodas de 19”
- capota marítima
- teto solar elétrico
- painel digital de 8”
- central multimídia SYNC 4 com tela de 13,2” e espelhamento sem fio
- som B&O
- câmeras com visão 360°
Assistentes de condução (ADAS)
- piloto automático adaptativo com Stop & Go
- assistente e centralização de faixa
- alerta de ponto cego com tráfego cruzado
- sensores dianteiros e traseiros
- controle automático de descida
O interior mistura tons claros e escuros e oferece porta-objetos de 56 litros sob o banco traseiro
Vale a pena a Ford Maverick Hybrid 2026?
A Maverick Hybrid 2026 consolida uma proposta única no mercado: é a única picape híbrida abaixo de R$ 250 mil, entrega consumo superior ao das rivais e oferece desempenho mais elevado que a geração anterior. Com preço competitivo, pacote completo de tecnologia e eficiência acima da média, a Maverick se posiciona como uma opção forte para quem busca uma picape moderna, econômica e adequada ao uso urbano e rodoviário.
Para quem pretende sair da diesel sem perder desempenho, a versão híbrida entrega o melhor equilíbrio da categoria.


