'Fraude havia com voto impresso', diz Barroso sobre segurança da urna eletrônica

O primeiro turno da eleições está previsto para o dia 15 de novembro

['Fraude havia com voto impresso', diz Barroso sobre segurança da urna eletrônica]

FOTO: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, falou sobre o período eleitoral a respeito da segurança nas urnas eletrônicas, em entrevista à CNN, nesta terça-feira (15). Na segunda-feira (14), por maioria, o Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional o voto impresso. “O fato real é que nunca se provou nenhum tipo de fraude contra a urna eletrônica. Se alguém demonstrar a ocorrência de fraude, vou ser o primeiro a tentar enfrentar isso”, disse ele.

“Fraude havia no tempo do voto impresso, manual. Aliás, a história da República brasileira é a história de fraudes eleitorais sucessivas, seja no preenchimento das cédulas, seja no lançamento do mapa”, reitera. Em outro momento, ele ressaltou que o sistema de apuração é seguro e o melhor do mundo.

“Eu tenho uma comissão estudando o voto do futuro porque as urnas eletrônicas, embora eficientes, custam muito caro”, afirmou. O primeiro turno das eleições municipais está previsto para o dia 15 de novembro, e o segundo duas semanas depois, no dia 29 do mesmo mês.


Comentários