Funcionários do BCE pedem reajuste salarial e ameaçam fazer greve

Neste ano, a categoria já tinham conseguido um aumento salarial de 1,5%

Por Da Redação
Ás

Funcionários do BCE pedem reajuste salarial e ameaçam fazer greve

Foto: Pixabay

O sindicato dos funcionários do Banco Central Europeu (BCE) pede aumento salarial de acordo com a inflação para categoria e pode fazer uma greve. A direção da entidade propõe um aumento salarial de 4,07% em janeiro, um valor inferior à taxa de inflação interanual registrada em novembro na zona do euro, de 10%.

Neste ano, os funcionários do BCE já tinham conseguido um aumento salarial de 1,5%. “O BCE tem um problema porque não cumpriu sua missão relativa à inflação. Ao invés de controlá-la em 2%, estamos com uma taxa superior a 10%”, denunciou Carlos Bowles, vice-presidente do sindicato IPSO, que considerou o aumento proposto “insuficiente”. Em outubro, a inflação na eurozona chegou a 10,6%.

Segundo a BCE, uma revisão salarial é feita a cada ano e de forma regular, com uma metodologia que “reflete a dinâmica dos salários das instituições de referência, em particular dos 19 bancos centrais nacionais da zona do euro, da Comissão Europeia” e outras instituições europeias.

“Não descartamos uma greve mais adiante, mas depois de outras formas de protesto que poderiam ocorrer”, alertou o líder sindical.

Os funcionários do BCE já fizeram uma greve em 2009 para protestar contra uma reforma de seu sistema de pensões.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.