G-20 aponta possível aumento de corrupção com a pandemia
Em reunião, grupo reforçou o compromisso com a colaboração multilateral contra más condutas

Foto: Reprodução
O G-20 informou nesta quinta-feira (22), após reunião dos ministros com responsabilidade na prevenção e combate à corrupção, que as medidas de emergências necessárias devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, podem ocasionar o aumento da apropriação indevida de recursos, fraudes e outras formas de corrupção.
Além disso, o G-20 reforçou o compromisso com a colaboração multilateral contra más condutas, mas reconheceu que não deve haver prejuízo à "soberania nacional, leis internas e direitos humanos fundamentais". "Nos comprometemos a agir de acordo com o que foi previamente aprovado em relação à recuperação de ativos. Esforços eficazes nesta área exigem que todos os países tomem medidas domésticas e se envolvam em cooperação", completou o comunicado.
O G-20 lembrou ainda que ações para prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento de grupos terroristas também é um compromisso. A criminalização da propina de acordo com as leis internas de cada país foi uma das garantias também transmitidas pelo comunicado, que encoraja cooperação com o setor privado neste sentido.