• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Galípolo diz que críticas de Haddad aos juros do BC são legítimas: "Acho um luxo"

Galípolo diz que críticas de Haddad aos juros do BC são legítimas: "Acho um luxo"

Presidente do banco disse, inclusive, que considera as falas do ministro da Fazenda

Por Da Redação
Às

Atualizado
Galípolo diz que críticas de Haddad aos juros do BC são legítimas: "Acho um luxo"

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira (25), em conversa com a imprensa, que as críticas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, à política de juros da instituição são legítimas. Segundo ele, as manifestações sempre foram feitas de forma “gentil, educada e delicada”.

"Eu acho um luxo você ter o ministro da Fazenda e o secretário do Tesouro comentando sobre política monetária com delicadeza, gentileza e educação. (...) A ideia de autonomia, de maneira alguma, significa que todos vão concordar com o Banco Central. Muito pelo contrário", disse.

• Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Galípolo acrescentou que o BC leva em conta as opiniões de Haddad e busca colher o máximo de dados possível, mas ressaltou que o processo decisório é do Comitê de Política Monetária (Copom), que tem a autonomia dos diretores.

Nesta semana, Haddad afirmou que há espaço para a redução da taxa básica de juros, fixada pelo BC para conter a inflação. Segundo ele, o índice “nem deveria estar no atual patamar de 15% ao ano”.

O Banco Central tem reiterado que a desaceleração da economia é necessária para conter pressões inflacionárias e cumprir a meta, enquanto o governo teme os impactos sobre emprego e renda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.