• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Genial/Quaest: avaliação negativa da relação do governo Lula e Congresso sobe de 43% para 51%

Genial/Quaest: avaliação negativa da relação do governo Lula e Congresso sobe de 43% para 51%

Foram entrevistados 203 deputados federais, entre os dias 7 de maio de 30 de junho

Por Da Redação
Ás

Genial/Quaest: avaliação negativa da relação do governo Lula e Congresso sobe de 43% para 51%

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A avaliação negativa da relação entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Congresso Nacional aumentou de 43% para 51%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2). O aumento foi expressivo entre os eleitores independentes, que passaram de 45% para 65%. Já entre os eleitores do Centro, o crescimento foi de 38% para 49%.

Além disso, 46% dos deputados federais agora avaliam o governo de forma negativa, o pior índice desde o início da atual gestão. Por outro lado, apenas 27% dos deputados classificam a administração de Lula de forma positiva, a menor taxa desde que assumiu o cargo.

A maioria dos entrevistados (68%) ainda acredita que Lula será candidato à Presidência em 2026. Apesar disso, aumentou a expectativa por uma vitória da oposição: metade do eleitorado (50%) aposta nesse cenário, número que representa um crescimento de 7 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. 

Entre os eleitores independentes, essa tendência é ainda mais forte, passou de 53% para 62%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), desponta como o principal nome da oposição, mencionado por 49% dos entrevistados, ante 39% no ano passado.

Encomendado pela Genial Investimentos, o levantamento foi realizado entre os dias 7 de maio e 30 de junho de 2025. Foram ouvidos 203 deputados, o equivalente a 40% da composição da Câmara. A amostra foi feita por região geográfica e pela orientação ideológica dos partidos — com base no projeto Brazilian Legislative Surveys.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.