Gol quer iniciar malha de carros elétricos voadores em 2025
Empresa anunciou nesta terça-feira (21) que pretende comprar ou arrendar 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical

Foto: Divulgação
A Gol anunciou nesta terça-feira (21) que pretende comprar ou arrendar 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), mais conhecidos como carros voadores elétricos. A empresa assinou o acordo via Grupo Comporte, pertencente ao acionista majoritário, com a Avalon, do ramo de locação de aeronaves.
A previsão é iniciar as operações, com uma malha de equipamentos, no Brasil em meados de 2025. As aeronaves são do tipo VA-X4 eVTOL, criada pela britânica Aerospqace vertical, um dos modelos mais avançados em táxi aéreo da atualidade, de acordo com o comunicado.
A Gol tinha anunciado, no último dia 15 de setembro, que vai receber um aporte de US$ 200 milhões da American Airlines, As duas empresas, que já são parceiras, vão também ampliar o acordo de compartilhamento de voos.
Inicialmente, a Gol vai fazer um estudo de viabilidade, o que inclui uma certificação da aeronave pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que deve também avaliar a infraestrutura necessária para o uso do equipamento no país.
A Avolon prevê que o processo de certificação da VA-X4 não esteja concluído em 2024 e colocou a previsão de início das operações para o ano seguinte.