Golpe no Instagram usa perfil de vítima para anunciar ofertas falsas

Veja dicas para se proteger na rede social

Por Da Redação
Ás

Golpe no Instagram usa perfil de vítima para anunciar ofertas falsas

Foto: Getty Images

O Instagram virou uma grande oportunidade para criminosos que, após roubar contas, anunciam ofertas falsas e induzem os seguidores a fazerem transferências bancárias. Na maioria dos casos, os golpistas usam técnicas parecidas para tentar ganhar dinheiro: eles fazem stories se passando pelo dono da conta avisando que um parente está se mudando do Brasil e, por isso, está vendendo alguns itens como eletrodomésticos ou eletrônicos. Os preços são baixos porque a pessoa precisa agilizar a saída do país.

Em outros casos, os criminosos virtuais anunciam celulares a preços baixos que supostamente foram trazidos por algum parente dos Estados Unidos ou perfis que se passam por estabelecimentos comerciais e enviam mensagens oferecendo vantagens, como sorteios ou promoções. Os interessados entram em contato por direct e perguntam como podem combinar a compra. Logo depois, o criminoso envia uma chave Pix e pede o comprovante. Após o pagamento ser efetuado, o golpista bloqueia a vítima. Se questionado pela possibilidade de retirar o equipamento pessoalmente, não responde. 

Autenticação de dois fatores

Infelizmente, o número de brasileiros vítimas de golpe cresce a cada dia. A maneira mais eficaz de se proteger contra essas tentativas de invasões é ativar a autenticação de duplo fator, segundo especialistas. 

Com essa etapa extra, além de inserir a senha, é preciso incluir um outro código de acesso, o que dificulta o processo de acessar a conta. Para ativar, navegue até as Configurações do Instagram, toque na opção Segurança e, em seguida, Autenticação de dois fatores.

A informação é do G1.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário