Primeiro avião totalmente elétrico se prepara para decolar nas próximas semanas

O 'Alice' poderá voar por uma hora e cerca de 440 milhas náuticas

Por Da Redação
Ás

Primeiro avião totalmente elétrico se prepara para decolar nas próximas semanas

Foto: Reprodução/ Eviation

O primeiro avião de passageiros totalmente elétrico do mundo está se preparando para decolar. A aeronave, denominada Alice, foi desenvolvida pela empresa israelense Eviation e passou por testes de motor na semana passada no Aeroporto Municipal de Arlington, ao norte de Seattle. De acordo com o CEO da Eviation, Omer Bar-Yohay, o avião está a apenas algumas semanas do seu primeiro voo.

Com tecnologia de bateria semelhante à de um carro elétrico ou de um celular e 30 minutos de carregamento, o Alice tem capacidade para nove passageiros e poderá voar por uma hora e cerca de 440 milhas náuticas. Além disso, o avião tem uma velocidade máxima de cerca de 461 km/h. 

A empresa, focada exclusivamente em viagens aéreas elétricas, espera que aviões elétricos com capacidade para 20 a 40 passageiros sejam uma realidade dentro de sete a 10 anos. Um protótipo da aeronave, que estreou em 2019, está passando por testes de táxi de baixa velocidade desde dezembro e tentará um teste de táxi de alta velocidade nas próximas semanas.

O espaço da aviação elétrica já está ficando mais cheio de startups e empresas de aviação estabelecidas. A NASA, por exemplo, doou US$ 253 milhões em setembro de 2021 para a GE Aviation e a magniX para levar a tecnologia às frotas dos EUA até 2035. A Boeing está investindo US$ 450 milhões na Wisk Aero, uma empresa que constrói uma aeronave de passageiros totalmente elétrica e autônoma. Contudo, de acordo com especialistas do setor, o maior obstáculo para a aviação elétrica se tornar a norma em jatos de passageiros é a bateria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário