Google e Apple realizam doações para Síria e Turquia após terremoto
As contribuições serão encaminhadas para o socorro de vítimas e a recuperação das áreas atingidas

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Os CEOs do Google, Sundar Pichai, e da Apple, Tim Cook, afirmaram que as bigs techs doarão recursos para reduzir os efeitos do terremoto que abalou a Síria e a Turquia nesta segunda-feira (6). Os anúncios foram feitos por meio do Twitter.
As contribuições serão encaminhadas para o socorro de vítimas e a recuperação das áreas atingidas, que ainda não foram detalhadas. Em seu comunicado, Cook também prestou condolências as nações atingidas, já o CEO do Google disse que a empresa ativou uma função de SOS em seus serviços na região.
Durante a madrugada da segunda, a fronteira dos dois países registrou um abalo sísmico de magnitude 7,8 na Escala Richter. Momentos depois, outros 120 tremores foram sentidos, inclusive, outro terremoto com magnitude 7,5. Esse foi o pior tremor desde 1999, quando 17 mil pessoas foram mortas.
Como informaram os governos dos dois países e agências de notícias, os abalos provocaram quase 4 mil mortes e derrubaram mais de 3 mil prédios. Além disso, milhares de pessoas ficaram desabrigadas, inclusive brasileiros que moram na Turquia.
Equipes de resgates enfrentam um inverno rigoroso, com temperaturas próximas de 0° C, o que dificulta as buscas por sobreviventes. Na Síria, a guerra civil, que dura mais de uma década, também é outro empecilho para os resgates.