Governadores pedem à Pazuello calendário único de vacinação contra a Covid-19

Ministro teria se comprometido a vacinar todos os brasileiros

Por Da Redação
Ás

Governadores pedem à Pazuello calendário único de vacinação contra a Covid-19

Foto: Secom/PR

No Palácio do Planalto, nesta terça-feira (8), governadores de todas regiões do Brasil pediram ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que o calendário de imunização contra a Covid-19 seja único em todo país, contra anúncios de vacinação prioritária em determinados estados, como São Paulo, por exemplo, que se adiantou.

De acordo com o presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática de vacina no Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias, toda vacina demandada e comprada no Brasil será sob a coordenação do ministério. "Se tiver 15 milhões de vacinas, serão distribuídas ao país proporcionalmente", explicou ao deixar a reunião.

O ministro ainda teria aceitado que além do processo de avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), serão consideradas as vacinas aprovadas por agências reguladoras internacionais. A Anvisa terá 72 horas para se pronunciar sobre o imunizante, que estará autorizado caso não haja parecer. "O ministro apresentou também um plano estratégico, além de garantir compra da vacina para a população inteira, de variados laboratórios". "O ministro se comprometeu a vacinar todos os brasileiros", reforçou Wellington Dias.
Pazuello citou os acordos já feitos pelo Governo Federal com o laboratório AstraZeneca (260 milhões de doses e insumos para fabricação) e a entrada no consórcio Covax Facility (42 milhões de doses). “O SUS já tem capacidade de 300 milhões de doses para 2021”, falou o ministro. Na reunião, também foram destacadas as tratativas do Ministério da Saúde com o laboratório Pfizer e com o Instituto Butantan (CoronaVac). Quanto à logística, o ministro detalhou que estão sendo compradas seringas, agulhas e contratados meios de transportar a vacina para o país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.