Governo ainda estuda se horário de verão será retomado em 2023

Modelo era tradicionalmente adotado entre os meses de outubro e fevereiro

[Governo ainda estuda se horário de verão será retomado em 2023]

FOTO: Divulgação/PR

O Ministério de Minas e Energia (MME) estuda a possibilidade de reintroduzir o horário de verão, que foi encerrado em 2019. Após a eleição do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a fazer uma enquete pelas redes sociais sobre a volta do horário de verão, e a maioria das pessoas que participaram era a favor.

"Com o relevante crescimento da micro e minigeração distribuída, percebeu-se um retorno do período de ponta para a noite, que tenderia a se reduzir com a adoção da política", afirmou o MME.

No entanto, de acordo com a pasta, há outros fatores que precisam ser considerados. Um deles é o potencial aumento de consumo de energia em determinados horários do dia e as condições energéticas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

O horário de verão era tradicionalmente adotado entre os meses de outubro e fevereiro, quando os relógios eram adiantados em uma hora no horário de Brasília. Essa medida visava aproveitar o maior período de luz natural durante os meses mais quentes do ano, buscando reduzir o consumo de energia elétrica durante os horários de pico.

No entanto, nos últimos anos, houve mudanças nos hábitos de consumo de energia da população, resultando em um deslocamento do maior consumo diário de energia para o período da tarde. Essa mudança fez com que o horário de verão não produzisse os resultados esperados.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!