Governo da Bahia compra respiradores através de empresa de canadibiol
A empresa Hempcare é terceirizada de outras empresas

Foto: Reprodução
O governo da Bahia realizou nesta segunda-feira (11), a assinatura de um protocolo de intenções com a empresa Biogeoenergy, do Grupo Geoterra para a fabricação de aparelhos respiradores no combate à pandemia da Covid-19 no estado.
As empresas são as mesmas acionadas pelo Consórcio Nordeste, presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa. No dia 9 de Abril foram comprados 300 ventiladores pulmonares para atender pacientes contaminados pelo novo coronavírus nos estados da região. A aquisição foi publicada no Diário Oficial do Estado.
O grupo desembolsou R$ 48,7 milhões para adquirir os itens, com dispensa de licitação. A empresa contratada para fornecer o material é a Hempcare Pharma, com matriz em São Paulo.
A empresa é especializada na importação de produtos CBD (Canabidiol). Durante a pandemia do novo coronavírus, todavia, a empresa alega em seu site, representar a Biogeoenergy, fabricante de ventiladores pulmonares.
No site da Biogeoenergy, no entanto, a empresa não se identifica dessa forma. "Atendendo as demandas emergenciais do Governo Federal do Brasil, a BIOGEOENERGY está fornecendo os seguintes materiais: Máscaras descartáveis do tipo hospitalar e KN95, Kit teste rápido Covid, Álcool em gel", diz o comunicado publicado.
Agora, na Bahia, a empresa afirma que vai realizar a fabricação de aparelhos respiradores. A implantação da linha de montagem acontecerá em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), terá o apoio técnico do Senai Cimatec.
A produção deve começar no início de junho e gerar, segundo o governo cerca de 180 vagas de emprego. A expectativa é que produzam até 100 respiradores por dia.
Questionado sobre a necessidade de compra através de empresa terceirizada, o governo da Bahia ainda não respondeu ao Farol da Bahia.