Governo decreta sigilo em dados de veículos lançadores de satélites

O documento foi assinado pelo ministro da Defesa e o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional

Por Da Redação
Ás

Governo decreta sigilo em dados de veículos lançadores de satélites

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro decretou sigilo sobre os dados e a dispensa de licitação para compras ou para contratação de serviços e obras relacionadas ao lançamento de veículos, espaciais e serviços ligados aos seus projetos. O documento foi assinado pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva , e o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional ( GSI ), Augusto Heleno Ribeiro Pereira .

A mudança publicada no decreto, segundo o Ministério da Defesa, está “diretamente relacionada à necessidade de classificar como atividade de segurança nacional o lançamento de artefatos espaciais civis partindo de uma Unidade administrada pela Força Aérea Brasileira”. Essa unidade é uma Base de Alcântara, no Maranhão. 
Em nota, a pasta informou que, “em virtude dos desafios tecnológicos, não houve o realinhamento da estratégia de desenvolvimento de veículos lançadores de satélite, sendo a prioridade atual o projeto do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1)”. O projeto VLM-1 tem o objetivo de  desenvolver um “veículo destinado ao lançamento de microssatélite em órbitas baixas (LEO) equatoriais ou de reentrada, com três estágios”.

Previsto para ter seu primeiro lançamento em 2019, o VLM-1 é a terceira tentativa do programa espacial brasileiro para contar com um veículo lançador de satélites. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.