Governo defende manutenção de vetos presidenciais a lei de licenciamento ambiental

A nota foi publicada diante desgaste da relação entre o Planalto e o Congresso

Por Da Redação
Às

Atualizado
Governo defende manutenção de vetos presidenciais a lei de licenciamento ambiental

Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR .

O Governo Federal, por meio de nota à imprensa, defendeu a manutenção dos 63 vetos presidenciais ao PL 2.159 de 2021, a Lei Geral do Licenciamento Ambiental. O comunicado foi publicado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima na noite da quarta-feira (26), às vésperas da votação no Congresso Nacional.

O texto detalha que os vetos foram estabelecidos com base em avaliações técnicas e jurídicas e com os objetivos de: garantir a integridade do processo de licenciamento; prover segurança jurídica a empreendimentos e investidores; agregar inovações para garantir agilidade no licenciamento; e assegurar direitos de povos indígenas e comunidades quilombolas.

A nota ainda destaca que a derrubada pode gerar “efeitos imediatos e de difícil reversão”, citando catástrofes climáticas como as ocorridas no Paraná e no Rio Grande do Sul, e desastres, a exemplo de Brumadinho.

Por fim, o Governo se mostrou à “disposição ao diálogo e à construção de soluções equilibradas, de forma a evitar um retrocesso ambiental, social e institucional”.

A nota foi publicada após desgaste da relação entre o Planalto e o Congresso. Enquanto o presidente da Câmara de Deputados, Hugo Motta (Republicano- PB), rompeu com o deputado Lindbergh Faria (PT-RJ), líder do PT na Casa, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União- AP), mostrou insatisfação com a indicação de Lula de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal.

Parlamentares ligados ao agronegócio estariam se articulando para derrubar 30 dos 63 vetos presidenciais.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário