• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo envia equipe emergencial à Terra Yanomami após mortes por coqueluche

Governo envia equipe emergencial à Terra Yanomami após mortes por coqueluche

Ao todo, cerca de 50 profissionais de saúde participam da ação em Surucucu

Por Da Redação
Às

Governo envia equipe emergencial à Terra Yanomami após mortes por coqueluche

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério da Saúde mobilizou uma equipe emergencial para reforçar a assistência na base polo de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, após o aumento de casos de coqueluche entre crianças da região. A medida foi anunciada na quarta-feira (18).

A equipe chegou ao território na segunda-feira (16) e atua em conjunto com o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei). Ao todo, cerca de 50 profissionais de saúde participam da ação, incluindo especialistas do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o momento, foram confirmados oito casos de coqueluche e três mortes. As crianças diagnosticadas estão internadas em hospitais de Boa Vista. Duas já receberam alta e retornaram às aldeias, enquanto os casos suspeitos seguem sob investigação.

Entenda

A coqueluche é uma infecção respiratória bacteriana altamente transmissível, que tem como principal forma de prevenção a vacinação. A imunização é oferecida gratuitamente pelo SUS para crianças de até 7 anos e gestantes.

Segundo o Dsei Yanomami, a cobertura vacinal entre crianças menores de 1 ano subiu de 29,8% em 2022 para 57,8% em 2025. Entre crianças com menos de 5 anos, o índice passou de cerca de 52% para 73% no mesmo período.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.