Política
Projeto será analisado pela AL-BA
![Governo envia pacote que prevê a criação do Fundo Garantidor do Aporte da Ponte (FGAP) [Governo envia pacote que prevê a criação do Fundo Garantidor do Aporte da Ponte (FGAP) ]](https://www.faroldabahia.com.br/fotos/farol_noticias/56591/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=affbff1cb66ff18)
FOTO: Reprodução
A Assembleia Legislativa recepcionou, nesta última semana de 2020, o Projeto de Lei nº 24.053, de autoria do Poder Executivo, que prevê a criação do Fundo Garantidor do Aporte da Ponte (FGAP). De acordo com a matéria, o fundo será destinado aos contratos de Parceria Público-Privada, na modalidade Concessão Patrocinada para Execução das Obras e dos Serviços Necessários à Construção, Operação e Manutenção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica.
O FGAP, que será administrado pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), terá por finalidade garantir o pagamento do aporte de recursos em favor do parceiro privado para a realização de obras e aquisição de bens reversíveis. O PL delimita a participação do Estado no fundo em valor de até R$ 750 milhões, abrangendo suas autarquias, fundações públicas e empresas estatais.
O patrimônio do Fundo será formado pelo aporte, de bens e direitos, realizado pelos cotistas, por meio da integralização de cotas e pelos rendimentos obtidos com a sua administração. A integralização das cotas poderá ser realizada em dinheiro, títulos da dívida pública, bens imóveis dominicais, bens móveis ou outros direitos com valor patrimonial - a exemplo das operações de crédito internas e externas; recursos oriundos de venda de ativos.
Segundo o governador Rui Costa (PT), a aprovação do PL se faz necessária no intuito de potencializar a economia, sobretudo, quando levado em conta o cenário atual. “O fundo configurará um instrumento de estímulo ao desenvolvimento do Estado da Bahia”, afirmou.
Comentários
Relacionadas
Veja Também
Fique Informado!!
Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!