• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo federal anuncia ajuda humanitária para região destruída por ciclone no Paraná

Governo federal anuncia ajuda humanitária para região destruída por ciclone no Paraná

declaração foi feita na madrugada deste sabado pelo ministro Waldez Góes

Por FolhaPress
Às

Governo federal anuncia ajuda humanitária para região destruída por ciclone no Paraná

Foto: Reprodução

FELIPE BRAMUCCI

O governo federal anunciou o envio de ajuda humanitária e de equipes de apoio para a reconstrução das regiões atingidas pelo ciclone que atinge o Centro-Sul do Paraná. A declaração foi feita na madrugada deste sabado (8) pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Uma das cidades mais afetadas, Rio Bonito do Iguaçu, de cerca de 14 mil habitantes, registrou ventos que ultrapassaram os 250 km/h. Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 130 ficaram feridas e foram transportadas para a cidade vizinha Laranjeiras do Sul, segundo dados preliminares do corpo de bombeiros do municipio.

Segundo o ministro, Laranjeiras do Sul deve decretar situação de emergência nas próximas horas.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais e deputada federal, Gleisi Hoffmann, também se manifestou prestando solidariedade às vítimas e afirmando que "o governo não medirá esforços para amparar as famílias atingidas".

Em pronunciamento nas redes sociais, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), afirmou que a região foi atingida por um tornado. Ele estava acompanhado de representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

"Lamentavelmente, a gente teve um tornado que já foi confirmado pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), um tornado de nível 3, com ventos que passam de 250 km/h. Muitas cidades da região centro-oeste do Paraná foram afetadas, em especial Rio Bonito do Iguaçu e Candói", disse o governador.

No estado de São Paulo já foram registradas chuvas fortes nas regiões de Presidente Prudente e Araçatuba. Nas próximas horas, o sistema deve avançar por todo o estado, provocando mudanças significativas nas condições do tempo.

Por isso, a Defesa Civil estadual enviou um comunicado via sistema Cell Broadcast no início da noite alertando a população sobre a passagem do ciclone em diversas regiões do estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.